O Procon-São Paulo multou a Sephora Brasil, em R$514.729,75, devido ao número recorrente de reclamações motivadas por compras durante a Black Friday do ano passado. Segundo a empresa, a penalidade será devidamente acatada.
Apenas no período pré-Black Friday, 1.400 reclamações foram realizadas contra a Sephora. As queixas se dividiam entre cancelamentos repentinos da empresa e atraso nas entregas de pedidos.
Assim como ignorou as reclamações dos clientes, a empresa ignorou igualmente a notificação recebida e, de acordo com o Procon-SP, por nada ter sido feito, por meio de processo administrativo, a multa foi aplicada, oferecendo ainda à loja de cosméticos a possibilidade de apresentar a sua defesa.
Em decorrência das inúmeras reclamações, o Procon-SP registrou mais irregularidades, como inserção de cláusulas abusivas nas Condições Gerais de Venda e nos Termos de Condições Gerais no site e no aplicativo da marca, além de ausência de informação clara sobre o endereço eletrônico da empresa, assim como também a falta de opção para a escolha de data e turno para a entrega do pedido realizado.
Vale registrar que o editor da Janela Publicitária, Márcio Ehrlich, na Black Friday, fez a compra de dois perfumes no site da Sephora. Quase dois meses depois, chegou apenas um no endereço de entrega! A caixa veio sem qualquer dano, ficando claro que houve negligência por parte de quem empacotou o pedido ou até mesmo a tentativa de causar prejuízo ao cliente. Apenas nesta semana, Márcio recebeu um e-mail como resposta ao que ele havia enviado à empresa dois meses atrás! A pessoa que respondia pela empresa fazia uma série de exigências absurdas e, mais uma vez, deixou o cliente sem o produto que já foi, inclusive, pago no cartão. Precisamos, com urgência, rever nossos conceitos de que comprar em sites conhecidos é garantia de entrega sem dor de cabeça. A Sephora é um exemplo claro disso.
Apesar das milhares de queixas em sites como o Reclame Aqui, além do próprio Procon-SP, a Sephora tentou explicar o inexplicável através do comunicado emitido pela empresa:
“A Sephora Brasil esclarece que já está em contato com o Procon-SP e atenderá ao requerimento dentro do prazo legal estabelecido. A companhia reitera, também, que a revisão de todos os seus processos operacionais é contínua, e segue comprometida com a melhoria para entregar, cada vez mais, uma experiência única e de qualidade em toda sua jornada.
Por fim, a Sephora Brasil reafirma que a satisfação e a experiência dos clientes é uma prioridade, e segue reforçando seu time para garantir total assistência aos consumidores impactados”.